sábado, 3 de julho de 2010

(o olhar da minha terra - Figueira)

Voltar...


lembra-me as cores das manhãs
em festejos musicados
pelas alegrias sãs
dos pássaros já em alerta
e p'los sinos embalados
de avé-marias despertas.

lembra-me o cheiro da terra
ao calor do meio dia
e o ecoar lá na serra
dum chamado às redondezas,
avisando que a Maria
já tem o comer na mesa.

lembra-me a brisa que vinha
do Marão à minha rua,
saltando rios e vinhas,
para acalmar os suores
d'estafas de sol a lua
em beijos reparadores.

lembra-me ouros de sol-pôr,
no Douro a derreter-se,
a jusante de um amor
amealhado às trindades
num recolher de uma prece,
pelo anoitecer das tardes.



2 comentários:

  1. As palavras definindo as lembranças e os sentimentos em relação à terra-mãe. Interessante

    ResponderEliminar
  2. FIGUEIRA?????????!!!!!!!!!!!

    a "minha" Figueira....???!!!

    bendita pela visita que me trouxe um largo sorriso.
    vou ficar por aqui e em breve irei para Figueira:)
    Obrigada.

    ResponderEliminar