terça-feira, 12 de abril de 2011




ADO(U)RAÇÃO

Descer-te, Douro Alto, até às margens
Do rio que te curva a adoração,
É ascender ao estado de fusão
De ser néctar e xistos, sem clivagens.

Subir-vos, Douro-e-montes, é sufrágio,
Que cumpro, calço a calço, em devoção,
Não encontrando nisso dor senão
A demora do necessário estágio

Do vinho que te bebo em ponto nobre
E me eleva ao sacro azul que te cobre.

Medito-te então, Douro, em alva ermida,
Quieta e contemplativa oração,
Como quem agradece as cores do verão
Na certeza da vindima pressentida.

7 comentários:

  1. É o que se chama ter o Douro no sangue.
    Belo!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Oi, Teresa,
    Muito bonito seu blog e seus poemas emocionam.
    Virei aqui outras vezes!
    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog Jazz + Bossa:
    http://ericocordeiro.blogspot.com/
    Obrigado pela atenção e um grande abraço, do Brasil!

    ResponderEliminar
  3. Oi, Teresa
    Já vim pra ficar, sabe,né, filha de português, de Barcouço (perto de Coimbra)... Amo blogueiros de Portugal.
    Adorei o post. Em 2008 fiz o passeio pelo Douro. Fomos até Régua de trem e a volta viemos passeando pelo rio Douro até o Porto, cidade que é uma das minhas paixões!Bjkas e um lindo fim de semana!!!!

    ResponderEliminar
  4. Belíssima homenagem ao Douro! Sentir e vibrar nas palavras escritas num belo poema.
    Adorei conhecer o seu blog. Cheguei a ele por uma amiga.
    Parabéns! Gostei do que vi e li.
    Beijito e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Cheguei aqui por acaso, através de outro blogue e resolvi entrar. Estou verdadeiramente fascinada com a textura da escrita,o apego telúrico, a genuidade da emoção.
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Tera, seu blogue está muito bom. Passarei a segui-lo. Um abração alem mar, Pedro Galuchi

    ResponderEliminar
  7. Oi amiga, tudo bem? Li vários de seus textos e achei todos muito interessantes, o blog está muito bonito. Meus parabéns. Já estou te seguindo. Gostaria de convidá-la a visitar meu blog, onde publico minhas poesias, se você gostar, irei adorar tê-la como seguidora. Link: http://blogdobichodomato.blogspot.com.br/ Abraços do amigo Bicho do Mato.

    ResponderEliminar